terça-feira, junho 12

Protetor solar, antes ou depois da maquiagem?





Para quem deseja cuidar da pele e ter uma pele saudável, um ítem indispensável é o protetor solar. Este deve ser usado durante todo o ano, independente de está se expondo ao sol ou não diretamente. Sim... pois até mesmo a luz do computador, aquele solzinho do dia a dia, a lâmpada de casa, a "quentura" do forno, secador de cabelo, também tem irradiações que agridem a nossa pele, e podem trazer como consequência:
  • Aparecimento de manchas
  • Envelhecimento precoce da pele
  • Câncer de pele

Mesmo utilizando produtos com fator de proteção, deve-se utilizar o protetor solar antes de fazer a maquiagem. Você faz todo aquele processo de limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação, e então, o passo seguinte é o protetor solar.

A dúvida que muitas pessoas têm e que já foi respondida: Filtro solar, antes ou depois da maquiagem? Como já perceberam, o filtro solar vem antes da maquiagem logo após a preparação da pele para receber a maquiagem. Espere secar por uns 5 minutos e sua pele estará pronta para receber a make.

O aconselhável é que use o protetor solar de acordo ao seu tipo de pele. Sim, também existem protetores bifásicos, ou para peles secas a normais / mistas a oleosas.

Muita gente é resistente em usar o protetor porque acha que a pele fica oleosa. Há vários filtros no mercado que são menos espessos, menos oleosos e mais adequados para a face. Faça uma escolha adequada.

Mas a minha maquiagem já possui filtro solar!

Os produtos de maquiagem como base e pó compacto há bastante tempo passaram a incluir filtro solar na sua composição, facilitando a vida de quem costuma se maquiar todo o dia e não quer gastar tempo para passar o protetor solar, esperar secar e só depois aplicar a maquiagem.

Mas engana-se quem acha que esta 100% protegida com apenas este filtro contido na maquiagem. Estes normalmente tem fator de proteção mínima, e consequentemente a proteção que ele oferece não é tão adequada. Uma vez ou outra sem protetor solar ainda vai, mas todos os dias, esqueça! Você só esta maltratando a sua pele e se enganando.

Dica: Use pelo menos, principalmente no rosto, fator de proteção 30FPS.

O que é FPS e qual escolher?

FPS é uma sigla que significa fator de proteção ao Sol, e significa basicamente o seguinte: Você fica mais protegida da exposição durante mais tempo. Quanto maior o FPS maior a proteção.

Os bloqueadores (com FPS 60 - aqueles que deixam a pele branca usadas pelos salva-vidas, grosseiramente falando) são os protetores mais fortes e devem ser usados se você for praticar uma atividade física no Sol ou para quem tem a pele muito clara e sensível às queimaduras.

Como passar o filtro solar?

Agora é que o bicho pega, rsrsrs.

Se você se expuser diretamente ao sol: (como assim?) Vai à praia ou algo do tipo, siga o seguinte: passe o filtro solar 30 minutos antes da exposição, 30 minutos depois de começar a ficar no Sol e daí em diante de 2 em 2 horas. É chato, eu sei, mas é assim que funciona. E se você se molhar, mesmo que o produto seja a prova d’água reponha logo em seguida. Ahhhh... e não adianta economizar, pra funcionar tem que encher a mão de protetor solar.

Exposição indireta: Nos outros dias, passe o filtro solar de manhã e reaplique na hora do almoço. Não quer refazer toda a maquiagem no meio do dia? Reaplique aquele pó compacto com fator de proteção ou base. Porém... A dica mesmo é trocar a maquiagem. A vida útil de uma maquiagem é de 8 horas e ultrapassando este tempo também pode causar danos à pele (veja aqui).
 
Ah gente, e cá entre nós... O protetor solar é para todo corpo, e isso implica dizer que vamos passar também nas orelhas, mãos e pés ( e pés inclui a sola do pé, principalmente quando se estar na praia)! 

Os cabelos também são danificados pelo Sol, então especialmente se for ficar muito tempo ao ar livre é legal passar um produto com filtro solar também nas madeixas. E tem também os olhos, lógico: óculos de Sol com FPS e proteção UVA e UVB sempre que estiver ao ar livre num dia mais ensolarado. 




Então: Cuide-se, use filtro solar!
Pele maravilhosa no verão e o ano inteiro!




0 comentários:

Postar um comentário